acordei com as galinhas... ou antes das galinhas. não havia passarinhos ou outra piadeira de estimação que provocasse danos sonoros. vá lá... não costumo ter bom acordar, especialmente se durmo pouco, mas a ideia de ir de férias é revigorante. 5:45....entrei em auto piloto e lá fui tomar o duche da praxe para tirar a ramela e ficar com ar fresco... afinal ia de férias (e a malta não quer causar impressão suínas nos povos do mundo). tinha preparado tudo para acordar, banhar e partir. tinha-me informado da frequência do metro para o aeroporto, a esta hora da manhã... digo-vos que o metro não aparece tão frequentemente, logo pela matina. sabia a hora: tinha de estar na estação às 6:20. Com esta informação, pus-me a caminho da estação da casa da música, (eu, urbano cosmopolita)avenida da boavista acima, a apanhar o ar fresco de mais uma manhã de verão. cheguei à estação. perdi o metro!!!! isto não augura nada de bom. não costumo perder transportes.
a amiga já me esperava e apesar da sua delicadeza percebo que está a controlar-se para não disparatar comigo. obrigado, ana... conhecendo o meu mau feitio, o meu sentido autocrítico feroz e sabendo que eu estava a pisar o limite do provável, em termos de sucesso em apanhar o metro, já tinha comprado o bilhete... e era ver-me a descer as escadas da estação e ela a validar o bilhete com o coração na boca e o metro na estação. descemos as escadas para o cais e era vê-lo a ir embora... e nós não!!!!
bom... refazer planos (uma constante da viagem). autocarro, metro, taxi!!??? decidimos apanhar um taxi. a caminho do taxi, eis que há um café aberto e nós lá vamos confortar o aparelho digestivo, para uma maior capacidade de lidar com as agendas. afinal, tínhamos ganho algum tempo... e inchado com alguns euros extra. é ver a cultura vernacular a nos dar bofetadas de luva branca...verifiquei que tempo é dinheiro (a sair do meu bolso).
convencidíssimo que o voo era às 7:45, ainda por cima um porto lisboa, qual autocarro da carreira, refastelei-me na cadeira e fui comendo o meu manjar matinal. 6:55 apanhámos o táxi, rumo ao aeroporto.
chegados ao aeroporto, o pânico!!! o vôo era às 7:35. a amiga tinha razão.directos ao balcão... o vôo está a embarcar, vão JÁÁÁÁÁ para a porta de embarque.
correria.... passa segurança, tira casaco, tira chave, isqueiro, saco, tira cinto, passa detector de metais... agarramos em tudo e corre escada rolante abaixo e pela nave em direcção à porta de embarque.
NO DUTY FREE!!!!!
chegados ao avião vou directo ao meu lugar...está um cromo sentado lá que me olha com ar de enjoo por ter referido que aquele era o meu lugar... diz-me que não há lugares marcados...eu pergunto então para que são a marcação de lugares no bilhete. vem a hospedeira que me responde "...de qq maneira chegaram atrasados"... começo-me a passar e respondo-lhe que não estou atrasado (atrasado estaria se tivesse perdido o avião). saíu-me um "drop the attitude" a mim ninguém me avisou que não havia lugares marcados e é vosso dever avisar, não tenho de chegar ao avião e deparar-me com um "está-se mesmo a ver que não há lugares marcados".
sentei-me... apertei o cinto, voei, desapertei o cinto, saí. chegámos a lisboa.
o sol já estava no ar...
começou a saga da segurança... o vôo de ligação porto-lisboa ia para o rio de janeiro. até aqui tudo bem.... a estupidez é que, independentemente do nosso destino final, fazem-nos passar por milhões de control de passaportes. eu não acho normal e deixei ficar isso bem claro nos cinco minutos em que estive a dissertar sobre essa mesma estupidez. a amiga já não podia comigo.
tira cinto, põe cinto saca carteira, passa mala pelo raio X, tira cinto, põe cinto (mais uma e outra vez) chegámos ao duty free... este é um ponto importante... tinha de ir ao duty free.... é como ir a roma e não ver o papa ou ir a fátima e não ver a azinheira (???). lá comprámos o vinho do porto da praxe e um galito de barcelos, símbolo da nossa eloquente nação.... para terminar, lá me apetrechei com um volume de tabaco, porque uma pessoa nunca sabe.... (e não há coisa pior do que pagar um balúrdio por um maço de tabaco)...
masi um controle de passaportes com milhares de gajos, sem qualquer rastreio. ele era geriatria em peso, pais com filhos de colo, mulheres grávidas (e isto não é sexismo... é que não vi nenhum homem grávido por lá, senão também mencionava)... tudo à vez, sem excepção. aqui não se fazem favores... viva a consciência cívica e social!!!!
a amiga, em pânico, pergunta a uma funcionária como é que se faz porque só faltam 10 min para a descolagem (no placard o voo estava "em embarque" e a fila à nossa frente tinha milhares de pessoas em fila única). diz a senhora com um sorriso nos lábios (muito simpática, por sinal) "ahhh... não se preocupe, só está em embarque.... quando estiver em "final call" é que deve ficar em pânico." (!!!) Ah!!!! Ok!!! (viva o nacional porreirismo)
conseguimos chegar á porta de embarque. vôo atrasado. lá embarcámos. no avião, aninhámo-nos, cada um á sua cadeira. uma tripulação feia que até doía. mais vale dormir.
chegou a altura da refeição, com produtos nacionais, diga-se. manteiga mimosa, queijo "saúde" e uma sobremesa do mais industrial que lá havia, feita algures em aveiro (para quem não sabe... fica em portugal!!!).
A amiga, sentada junto à janela, ia debitando com exactidão a localização do trajecto aéreo (qual GPS humano) Yé... right!!! as if...
eu, sentado na cadeira do meio (que é onde está a virtude), estava encurralado. nunca conseguiria atirar-me janela fora porque a amiga não me deixaria e por outro lá, o corredor era uma miragem. deu-me vontade de ir à casinha (sim.... pq o wc do avião faz-me lembrar a "casinha" que existia na casa dos meus avós, aí a uns 50m da cozinha. do maiss "environmental aware" que lá havia). a desgraçada da rapariga (estrangeira) que ia ao meu lado fez um número de contorcionismo digno da olimpíadas para eu poder passar... svetlana, ingrid, doris ou lá como te chamas....nunca hei-de esquecer esse esforço.
voltei, sentei-me... apertei o cinto, voei, desapertei o cinto, saí. chegámos a budapeste.
ps: devido à extensão do post, não há pachorra para correcção ortográfica. deal with it!!!!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Eu ouvi a versão da amiga e noto algumas incoerências... Nomeadamente a parte de ter comprado o bilhete do metro...
Bem, fiquei cansada de tanto ler, tremo só de pensar na extensão dos posts seguintes...
aqui a "amiga" subscreve o que foi escrito.... qual terá sido a versão que está a baralhar a coisa ?! ;)
av
Post a Comment